Andamentos
1 a 10 de Setembro

Andamentos são propostas de criação e investigação envolvendo processos de residência e/ou formação, numa metodologia aberta, configurando por vezes expedições de imersão na paisagem, que oscilam entre a performance e o workshop e visam a sensibilização e formação em torno da paisagem e da natureza, assim como a exploração de processos de trabalho, em regime de estúdio ou em espaços abertos.


Loucos e sestas
misturadas com poesia

Andamento de investigação e criação no trabalho do actor
Paula Rodrigues
(coordenação)
Praia da Zambujeira do Mar
1 a 4 de Setembro

 documentação 

O Alentejo é conhecido pela terra das sestas, uma terra em que em tempos as pessoas despertavam antes do nascer do sol para trabalharem o campo, voltando ao final da manhã para o almoço, dormindo durante a tarde enquanto o calor e o sol abrasador se fazem sentir. Ora na soleira de uma porta, ora debaixo de uma oliveira, ainda se encontram essa gente de sonhos pela tarde e passeios nocturnos pelo campo. Neste andamento proponho que nos sigamos pelos relógios das actividades alentejanas, deixando a tarde livre para sonhar e dormir, e as manhãs e noites para plantarmos na praia poesias com o corpo. Sugiro como inspiração o tema da loucura e o espaço da praia num convite para a metamorfose de actos quotidianos através de uma experiência performativa conduzida durante quatro dias. Convido os participantes a seguirem uma viagem poética pelos actos insólitos, desprevenidos e audazes que se escondem nos desejos, temores, olhares e memórias de cada um.
Durante as manhãs decorrerá uma oficina de expressão corporal e improvisação em que se dera principal atenção a aspectos técnicos de forma a potenciar a experiência criativa, desbloqueando recursos naturais e expressivos de cada participante. Ao final da tarde iniciar-se-á o trabalho criativo de improvisação no espaço, que culminará com sessões de escrita criativa e, talvez, de discussão sobre os trabalhos que estão a ser desenvolvidos. Os materiais produzidos durante o andamento serão compilados num dossier que ficará disponível para todos os participantes, podendo cada um dar-lhe o uso que entender ou desejar. E se no processo de escrita e discussão existem coisas que se podem “fixar” e transmitir, haverá outras que se transformarão em memórias de quem se aventura numa viagem onde os objectos que se carregam são imagens para se sentirem de olhos fechados ou de olhar fixo nas sombras da Noite que se insinua.


Fornos e formas
Criação de figuras em miolo de pão
Diana Regal
(coordenadora)
Horta do Padre, Alvito
2 e 3 de Setembro

Neste andamento exploram-se as formas humanas e híbridas realizadas com miolo de pão. O processo de criação vai do amassar ao acender do forno e à cozedura do pão, de onde saem as formas a que a massa dá corpo.


Colectivo Richard Long
S. Martinho das Amoreiras (Odemira)
10 de Setembro
18 horas
Ponto de encontro:
São Martinho das Amoreiras > Portal da Igreja

 documentação 

Os campos outrora cultivados encontram-se agora num estado semi-selvagem, apresentando marcas desse estado anterior. Neste andamento, os participantes são convidados a caminhar, sentir, ouvir, cheirar e até a saborear...
Do produzido / cultivado / criado pelo homem, ao que existe. Natural...?


Andamento: Paula Rodrigues

Andamento: Diana Regal

Andamento: Richard Long
ÍNDICE DETALHES

ANA BEZELGA
Performance

ANA PASCOAL
Instalação

ANDAMENTO
Criação e Investigação

ERVAS & AROMAS
Concerto

ENSEMBLE JER
Concerto

FRUIT MUSIC
Concerto

GÉMEO LUIS
Exposição

KUBIK
Cineconcerto

MARGARIDA CHAMBEL
Fotografia

MIMI OKA & DOUG FITCH
Intervenção

o B. I. da abóbora…
Exposição

PANTAGRUEL NO CAMPO
Cinema na esplanada

PAULA RODRIGUES
Performance

PEDRO ALMEIDA (ACUR)
Performance / Concerto

RECKLESS SLEEPERS
Workshop / Performance

REFEIÇÃO TEMÁTICA
Almoço

REPRESENTAÇÕES
Encontros

SONIC KITCHEN
Concerto

TEATRO DELLE ARIETTE
Teatro

TERRAS DO XISTO
Semana Cultural

VÍDEO SHOW
Vídeo / Instalação

WALDEN
Teatro