Pantagruel no campo
CINEMA NA ESPLANADA

Sociedade Harmonia Eborense
Évora

Actividades paralelas
De 25 a 30 de Setembro
22h

O cinema é muitas vezes lugar de concretização de excessos, num tempo antigo inscritos na ficção, nos dias de hoje cada vez mais próximos do real que nos circunda. Os filmes que este ciclo propõe, centrados em palavras-chave como comer, beber, agricultura, encontram no documentário a forma de expressão da sua condição excessiva, pantagruélica.

Filmes como Mondovino (Jonathan Nossiter, 2004), Super size me (Morgan Spurlock, 2004) ou A lei da terra (Grupo Zero, 1977) são exemplares na forma como representam essa condição excessiva, dos meandros da monopolização da produção vinícola ao excesso do próprio projecto documental, com a história em fundo. A história portuguesa em particular, nesta revisitação d’A lei da terra e de um Alentejo que teima em permanecer (ou em desaparecer?).

É também um certo Portugal que reencontramos no trágico Crime de Aldeia Velha (Manuel Guimarães, 1964), filme onde a agricultura tem lugar apenas como ténue referente de onde emergem machados e enchadas como ódios e desafios (já se disse que o cinema português não soube ou não quis representar a agricultura de outra forma…).

Com o clássico de Marco Ferreri, A grande farra (1973), a bizarria gastronómica cruza caminho com o sexo e a morte, ainda figuras do excesso e do voraz que se reencontram no último dia do ciclo. Nele são apresentados 10 curtos filmes de Kurt Kren, registos (num registo muito intenso e pessoal) de acções performativas de Günter Brus e de Otto Mühl. Comida, sexo e videotapes podia bem ser o subtítulo desta série de Action films dos anos 70, por mão de um realizador transgressor e iconoclasta.
Seis filmes de pantagruélica grandeza perante o acto de comer e a imensidão do campo e da agricultura na nossa história.

Os filmes são exibidos na esplanada da Sociedade Harmonia Eborense, a partir das 22h, de 25 a 30 de Setembro, fechando o ciclo iniciado com Canibal tapes em Julho. A proposta situa de novo na esplanada a projecção, isto é, assume, no seu formato, a mobilidade das pessoas, o som ambiente, as variações de atenção dos potenciais espectadores.
ÍNDICE DETALHES

ANA BEZELGA
Performance

ANA PASCOAL
Instalação

ANDAMENTO
Criação e Investigação

ERVAS & AROMAS
Concerto

ENSEMBLE JER
Concerto

FRUIT MUSIC
Concerto

GÉMEO LUIS
Exposição

KUBIK
Cineconcerto

MARGARIDA CHAMBEL
Fotografia

MIMI OKA & DOUG FITCH
Intervenção

o B. I. da abóbora…
Exposição

PANTAGRUEL NO CAMPO
Cinema na esplanada

PAULA RODRIGUES
Performance

PEDRO ALMEIDA (ACUR)
Performance / Concerto

RECKLESS SLEEPERS
Workshop / Performance

REFEIÇÃO TEMÁTICA
Almoço

REPRESENTAÇÕES
Encontros

SONIC KITCHEN
Concerto

TEATRO DELLE ARIETTE
Teatro

TERRAS DO XISTO
Semana Cultural

VÍDEO SHOW
Vídeo / Instalação

WALDEN
Teatro