spacer
line
APRESENTAÇÃO 
DESTAQUES 
PROGRAMA 
DETALHES 
NEWSLETTER 
APOIOS 
FICHA TÉCNICA 
CONTACTOS 
 
 
line
line
 D E S T A Q U E S
DOCUMENTAÇÃO
A Colecção B tem já o seu site online, embora ainda em construção! Documentação relativa a projectos passados e inforação sobre projectos futuros e em curso pode ser vista em www.col-b.org

No mesmo site pode encontrar a documentação fotográfica do festival 2007. Contamos em breve ter também registos vídeo e áudio à sua disposição.
www.escritanapaisagem.col-b.org
fim
green
FESTA DE ENCERRAMENTO
A fechar mais uma edição, uma festa com jantar, cantaes alentejanos, vídeo, música e animação. No Espaço Celeiros, a 29 de Setembro. Não faltem!

programa | detalhes
fim
green
teatro do vestido
(PT)
Teatro
Depois de uma residencia de criação no Alvito, em Agosto, esta co-produção do Festival Escrita na Paisagem a partir de textos de Blaise Cendrars tem estreia absoluta em Évora. Por mão de uma companhia das mais estimulantes do panorama teatral português contemporâneo.

programa | detalhes
teatro do vestido
green
SOTTOMENTITESPOGLIE
(IT)
Teatro
Uma jovem companhia internacional, com base em Itália, traz-nos um espectáculo em torno de Woyzeck, de Buchner, aqui revisitada pelo prisma das imagens, sobretudo do cinema, que (re)alimenta as investidas deste jovem colectivo sobre um dos textos mais estimulantes do nosso património teatral.

detalhes
SOTTOMENTITESPOGLIE
green
GALAPIAT
(FR)
Novo Circo
Galapiat é um termo do francês antigo que significa 'vagabundo'. É também o nome de uma jovem companhia francesa de novo circo. Um circo festivo, onde exploram com mestria e prazer técnicas circenses num espectáculo deslumbrante de virtuosismo! Uma proposta de festa com o sentido lúdico à flor da pele e a generosa hospitalidade da tradição circense.

programa | detalhes
galapiat
green
TEATRO ALEMÃO NO EXÍLIO NOS EUA
(FR)
Visita guiada - Conferência
Patricia-Laure Thivat conduz uma visita guiada à exposição Teatro alemão no exílio nos EUA. Dia 20 de Setembro, às 18h, no Palácio do VImioso! Uma viagem pela América de 1933-1950, com os protagonistas do teatro alemão por companhia!

programa | detalhes
teatro alemão
green
PANGEIA INSTRUMENTOS
(PT)
EXPOSIÇÃO
A exposição Pangeia Instrumentos funciona como um espaço de performance e experimentação livre para os visitantes, que, ao percorrerem trajectos sugeridos tocando nos instrumentos expostos, cumprem uma espécie de ritual performativo…

programa
| detalhes
pangeia
green
ARTE E JOGO
(PT)
Exposição
Obras de Malachi Farrell, Kasimir Marin, Jan Kopp, Nathalie van Doxell, Joana Vasconcelos permitem ver uma dimensão lúdica redefinindo as relações entre arte e jogo, tanto em formas complexas e sérias como nas suas ramificaçõe lúdicas, brincalhonas e divertidas. Tanto mais que uma arte com a qual fosse impossível jogar perderia por esse facto a sua natureza artística.

programa | detalhes
arte e jogo
green
TEATRO ALEMÃO NO EXÍLIO NOS EUA
(FR)
Exposição
O exílio de encenadores e escritores alemães, numa excelente exposição documental com mais de 90 fotografias evocando Bertolt Brecht, Erwin Piscator, Max Reinhardt, Ernst Toller e tantos outros, numa leitura exaustiva do tema

programa | detalhes
teatro alemão
green
PROJECTO MENA
(PT)
Teatro
Se a hospitalidade dá lugar ao outro, este projecto Mena apresenta, com crua evidência, uma imensa zona de alteridade a que a protagonista, Filomena Sousa, dá plenamente corpo: com a sua história, com a sua presença, com a sua vida.

programa
| detalhes
projecto mena
green
RETROSPECTIVA VIDEOCIRCO
(FR)
Ciclo de exibição de videocirco
A história recente do circo em França, entre a tradição e o ‘novo circo’, revisitada numa retrospectiva organizada em parceria com o Centre National des Arts du Cirque (CNAC), as Universidades de Montpellier, Siena e Évora, paralelamente ao Curso Internacional Circo: História(s), Imagen(s), Prática(s)

programa
| detalhes
circo
green
PANGEIA INSTRUMENTOS
(PT)
WORKSHOP
Nos workshops de música é dado a conhecer aos participantes um conjunto de regras simples para tocar os instrumentos expostos e estes são convidados a executar jogos rítmicos e melódicos que realizam em conjunto. São feitas gravações utilizando um computador portátil e um CD-áudio com as gravações finais é oferecido aos participantes

programa
| detalhes
victor gama
green
TIAGO PORTEIRO
(PT)
Constelações
Um elenco internacional e polifacetado mergulha no horizonte do lúdico e no prazer da viagem, entre tradição e memória, as linhas-guia para a fruição do espectáculo. Um mergulho nas constelações de sentido de que o espectador é, também, responsável.

programa | detalhes
constelações
green
ANABELA DUARTE
(PT)
Recital Machine lyrique (Concerto)
Na noite de abertura da Exposição sobre Teatro alemão no exílio, um concerto memorável: Anabela Duarte canta Kurt Weill e Boris Vian! No Teatro Garcia de Resende, 7 de Setmbro, às 22h. A nâo perder!

programa | detalhes
Virgínio Moutinho
green
Amarante Abramovici & Tiago Afonso
(PT)
Oficina de edição video
Oficina destinada a conferir competências básicas e ferramentas de trabalho na área do tratamento e edição vídeo em formato digital. A oficina concorre igualmente para a concretização do arquivo videográfico do Festival, cujos materiais documentais serão trabalhados na oficina.

programa | detalhes
teatro do vestido
green
TIAGO PORTEIRO
(PT)
Constelações (residência de criação)
Uma residência de criação cruza o trabalho dos actores com as vozes da ilha, em busca das razões e memórias do jogo, e as viagens e prazeres da hospitalidade.

programa | detalhes
constelações
green
VIRGÍNIO MOUTINHO
(PT)
Esculturas-brinquedo volantes (Escultura-instalação)
As esculturas de Virgínio Moutinho situam-se entre o brinquedo e a máquina e despertam o prazer de brincar. Esculturas volantes, concebidas à escala humana, circulam pelas ruas de Estremoz desafiando os espectadores a brincar

programa | detalhes
Virgínio Moutinho
green
André Rangel e Anne-Kathrin Siegel
(PT)
Projecto Graffonic
Uma experiência entre o mobiliário urbano, o performativo e o entretenimento! Uma instalação interactiva usando tecnologia de ponta. Um jogo que é muito mais do que um jogo… Integrado na Plataforma de Jogos, em Estremoz.

programa | detalhes
teatro do vestido
green
teatro do vestido
(PT)
Carta - Oceano (residência de criação)
Sobre textos de Cendrars, o Teatro do Vestido mergulha no modelo da residência desta criação que terá estreia em 28 de Setembro, em Évora, por uma das companhias mais promissoras da actualidade…

programa | detalhes
teatro do vestido
green
amÍLCAR VASQUES DIAS
(PT)
Ervas e Aromas (concerto)
Música de Amílcar Vasques Dias, sobre textos de José Rodrigues dos Santos. O concerto de abertura da Escrita na Paisagem 2006, agora com o compositor ao piano e um elenco soberbo.

programa | detalhes
ervas e aromas
green
Regina GuimarÃes e Saguenail
(PT)
Cinema
Regina Guimarães e Saguenail filmaram em Viana do Alentejo (Abril 2007). Tronco & Nu uma homenagem à velhice da terra precedido de Antónia uma homenagem às mãos que amassam o que é da terra.

programa | detalhes
regina
green
ColecÇÃo B
(PT)
Paisagens nómadas (instalação)
5 dias para uma instalação performativa com o cenário marítimo com pano de fundo. E a intensa diversidade de etnopaisagens que para aí converge nesta altura do ano.
CANCELADO

programa | detalhes
col b
green
ColecÇÃO B
(PT)
Estendal do Mundo (instalação)
O Alentejo pode definir-se como um território de viagem, seja na memória do nomadismo agrícola, nas já raras caravanas ciganas, ou nos recentes fluxos migratórios. Seja mesmo, nas versões optimizadas da nossa vocação turística, no seu ser destino de idílios em formato postal ilustrado.

programa | detalhes
col
green
Hospitalidades
(PT)
(encontro)
Pedro Eiras (curadoria)
Conferências, debates, filmes, circo e música, numa festa que declina o Outro em vários registos. Com João Miguel Teixeira Lopes, Luís Mourão, Maria João Cantinho, Madalena Nunes, Regina Guimarães e Saguenail, Fil Rouge e Melech Mechaya.

programa | detalhes
hospitalidades
green
Tiny Ninja Theatre
(USA)
Hamlet
Tiny Ninja Theatre, a companhia de teatro com os actores mais pequenos do mundo, apresenta Hamlet, o clássico de Shakespeare, como nunca se viu!
Convento do Carmo, 11 de Julho

programa | detalhes
tiny
green
Fil Rouge
(FR)
Oficinas de formação e espectáculo Lanka
Lanka  é um espectáculo itinerante de circo,  um circo aventura, leve e precioso, pleno de virtuosismos e de jogos de grande beleza, apresentado por um duo extraordinário. Fil Rouge promove também oficinas de formação: dias 5, 6, 9, 10 e 12. Inscrições abertas..

programa | detalhes
rouge
green
Ricardo Jacinto
(PT)
Parque (concerto transdisciplinar)
Parque é um recinto de diversões ou uma exposição extravagante. E convidam os espectadores a circular neste concerto musical de carácter transdisciplinar que se caracteriza como um vasto campo performativo e expositivo onde espaço e tempo são povoado de dispositivos_peças_objectos_esculturas. E de espectadores. Venha daí, entre no Parque.

programa | detalhes
ricardo jacinto
green
Rotozaza
(UK)
Etiquette (teatro instalação)
Etiquette
é micro-teatro, ou teatro diy (do-it-yourself, faça você mesmo), propondouma experiência privada para duas pessoas num espaço público. Uma mesa de café, dois auscultadores, um convite desafio para duas pessoas, talvez conhecidas. Aceitam?

programa | detalhes
rotozaza
green
Rotozaza
(UK)
RomCom (teatro)
De regresso a Évora o melhor do teatro inglês, em português! Para dois actores-convidados não ensaiados, que cumprem as instruções e as regras deste teatro inteligente e inquieto, atento ao jogo do teatro e ao(s) jogo(s) dos homens.

programa | detalhes
rotozaza
green
Guillermo Gómez-Peña / La Pocha Nostra
(MEX/USA)
Mapa Corpo (ritual interactivo para o novo milénio)
Censurado durante três anos nos EUA, Mapa Corpo é um trabalho emblemático deste iconoclasta, perturbador e excitante pós-mexicano. O debate anti-Bush num mundo pós 11 de Setembro. Um espectáculo a não perder!

programa | detalhes
gomez
green
Guillermo Gómez-Peña
(MEX/USA)
A pedagogia de La Pocha Nostra (conferência)
La Pocha Nostra é um colectivo baseado na colaboração e numa estética “etno-tecno-canibal” que sampla e recicla tudo, derroga as estratégias de representação do poder e promove o debate das identidades nacionais, de género ou raça, numa acção de pedagogia para a plena cidadania!

programa | detalhes
gomez
green
 
 
 
 
 
 
 
 

 

line