spacer logo
line
 
   FESTIVAL 2008


line

Circo
Dança
Filmes
Música
Performance
Projectos de criação
Teatro

+

Janela Indiscreta
+
Espírito do lugar

Redondo
Évora
Estremoz
Montemor-o-Novo
Arraiolos
Aldeia da Luz
Viana do Alentejo

Encontros da luz
Exposições
Sam Buxton
Revista Alentejo

Artes da terra
Oficina do feltro
Andamentos
Escola de Verão
Palco digital

Casa revolucionária
Crónica

+
APRESENTAÇÃO
DESTAQUes
PROGRAMA
NEWSLETTER
DOCUMENTaÇÃO
+
APOIOS
FICHA TÉCNICA
CONTACTOS

+
EDIÇÕES ANTERIORES
2007 | 06 | 05 | 04


spacer line

HOME > DESTAQUES

line
spacer line



line
 
fim
Encerramento
Remendar o planeta: Helena Loermans, uma artista holandesa persistente que há muito reside em Portugal, convida quem se lhe quiser juntar para uma utopia planetária: tricotar um remendo para o buraco do ozono! Começa na Praça do Giraldo e termina no Espaço Celeiros, onde decorre o jantar de encerramento do Festival.

Pelas 18h, encerramos a exposição documental dedicada à revista da Casa do Alentejo com um debate sobre revistas e cultura no Alentejo. O debate junta Ana Dixo, António Sancho, António Murteira e Rui Arimateia, com moderação de Carlos Trigo. É na sala de leitura da Biblioteca Pública de Évora e a entrada é livre.



line
oliveira
Nova crÓnica, de Regina GuimarÃes
Volta apenas
quando invejares
a majestade corcunda
das oliveiras.

line
mundo perfeito
A partir de amanhÃ, Mundo Perfeito
A partir de amanhã é a história de uma mulher que imagina a sua agenda a partir do dia em que está a falar com o público.



line
oficina do feltro
Oficina do feltro, ColecÇÃo B
A lã de ovelha deixou de ter uso industrial e quase nenhum valor de mercado. Com a oficina do feltro recuperamos as técnicas da terra, as vantagens ecológicas e o prazer das pequenas coisas esquecidas. Na Moagem, Fundão, 40 pessoas aprendem a fazer feltro artesanal e constroem juntas uma grande peça de feltro, que ali ficará instalada, a lembrar coisas perdidas no tempo da lã…


line
Casa-Mãe
CASA-MÃE, NATUREZA-MORTA
Uma sucessão de salas de visitas — sem sombra de visitas — sobre fundo de melodias da infância — sem rasto de infância... como se fora um interminável museu do living-room…



line
casa do alentejo
A Casa do Alentejo e a sua revista
Esta exposição documental sobre a revista publicada pela Casa Alentejo apresenta uma documentada viagem pela história de um importante elemento de agregação da diáspora alentejana.




line
Georgia Maretta
Figura morta con natura, Giorgia Maretta
Figura morta con natura
é um espectáculo de dança a partir de um quadro de Balthus (O gato do mediterrâneo). Este espectáculo foi um dos seleccionados para a Biennal of Young Artists of Europe and the Mediterranean 2008.



line
pan pot
Pan Pot, Le Petit Travers
Le Petit Travers é um colectivo francês que apresenta uma tipologia de criação baseada no cruzamento de diferentes linguagens artísticas, do novo circo à dança, passando pelo teatro, artes plásticas e grafismo/desenho. A poética do espectáculo da escola francesa tem aqui uma sua muito reconhecível manifestação.



line
teatro do vestido
Ilhas, Teatro do Vestido
Um projecto que faz da poesia, dos objectos, das pessoas e das situações os motores da sua dramaturgia, que explora mecanismos de criação colectiva sem esquecer o aprofundar das relações com a comunidade e o fundamental contacto com o espectador. Estreia absoluta no Festival.



line
leo cartouche
Na cara: LÉo Cartouche
Marcado por uma extrema mobilidade e portabilidade, como também por uma forte interacção com o público, Na cara é uma comédia onde as técnicas circences se cruzam com as práticas do improviso, o riso está sempre à espreita e a fantasia e a surpresa surgem a cada instante.


line
sam buxton
A casa na perspectiva de Sam Buxton, designer inglÊs criador do Mikro World
Nesta exposição itinerante, concebida para o Festival, pode apreciar as miniaturas que povoam o espaço fantástico de um prédio imaginário! Podia ser o seu! Venha ver!



line
kubik
A Felicidade, Kubik
O cineconcerto intitulado A Felicidade é um espectáculo de ar livre, onde a projecção de filme e a criação musical se conjugam ao vivo na perfeição. A escolha do filme recai sobre um dos clássicos onde a casa aparece como lugar da felicidade (Felicidade, de Medvedkine), um filme onde se respira, a cada frame, um extraordinário sentido de humor, radicalmente rebelde e livre.



line
gomez 2
Desafiar, transgredir, cruzar fronteiras
Um programa de criação e performance apresentado, dia 12 de Agosto, às 21h 30, no Convento do Carmo, em Évora. Com Guillermo Gómez-Peña, Roberto Sifuentes e um grupo de 25 artistas nacionais e estrangeiros.



line
escola pocha nostra
Escola de VerÃo: Guillermo Gomez-PeÑa / La Pocha Nostra
Escrita na Paisagem abre este ano um novo formato: a realização em Agosto, de uma Escola de Verão, em cada ano com um criador de referência no panorama internacional. A abertura do formato cabe a Guillermo Gómez-Peña. A trans-culturalidade, a trans-geracionalidade e a transdisciplinaridade são os conceitos que servirão de tema para um trabalho intensivo, que culminará numa apresentação final.



valery
O Senhor ValÉry, VigilÂmbulo Caolho
Uma leitura teatral de O senhor Valéry, do Gonçalo M. Tavares. O senhor Valéry, personagem múltipla, encontra aqui corpo em três actores-senhores, que fazem jus a todas as estranhezas-subtilezas da personagem numa linguagem dominada pelo gesto preciso e delirante.


line
katraska cia
Microglophone, Katraska Cia
Oriundos da Catalunha, apresentam no contexto do Festival, Microglophone um espectáculo de rua no qual um clown e um DJ fazem sair de dentro de uma grande casa — um cubo negro móvel — diversas surpresas, objectos e sons…



line
celeste
Dans mes bras, L’Attraction Celeste
Em Dans mes bras, no interior de um pequeno chapitô explora-se a relação da arte circense com o handicap e o acidente. Uma espantosa revisitação do universo da baraque de foire, do Barnum circus e do freak show num arrebatador ambiente de magia, diversão e emoções.



line
gomez
Corpo ilícito: Guillermo Gomez-PeÑa
Na sequência da apresentação, em 2007, de Mapa Corpo, Guillermo Gómez-Peña regressa para, com Roberto Sifuentes, apresentarem na Casa da América Latina um ritual interactivo pondo-nos frente a frente com o corpo ilícito de Roberto Sifuentes. Hierático e xamanístico, Gómez-Peña empenha-se em convocar a acção dos espectadores.



line
Léo Cartouche
Na cara: LÉo Cartouche
Marcado por uma extrema mobilidade e portabilidade, como também por uma forte interacção com o público, Na cara é uma comédia onde as técnicas circences se cruzam com as práticas do improviso, o riso está sempre à espreita e a fantasia e a surpresa surgem a cada instante.



line
destaque espirito
(O) espÍrito do lugar: criaÇÃo e patrimÓnio
Um circuito onde se cruzam os caminhos do património com os da criação contemporânea. 7 artistas, 7 lugares do Alentejo, 7 obras criadas em diálogo com o espírito do lugar que esperam a sua visita.



line
encontros da luz
Encontros da Luz: Arquitectura, arte e paisagem
Um encontro onde se cruzam as conferências, os debates e a apresentação dos resultados do workshop Open houses. Um encontro realizado no magnífico contexto do Museu da Luz, com a casa, a paisagem e a arte como tema.



line
cabosanroque
MÚsica de mÁquina: CaboSanRoque
Neste espectáculo, a grande solista assume a forma de uma antiga e barulhenta máquina de lavar roupa, que se destaca pela sua capacidade em interpretar as peças de roupa que lava. Um electrodoméstico convertido num extraordinário instrumento para um dos mais extraordinários grupos da nova cena musical catalã.



line
mãe
Projecto mÃe
Os corpos e vozes equacionam as relações mãe-filho, com o desacerto dos desejos e o desamparo das personagens a cada momento mais forte e denso.



line
lost angels
Lost angels / Anjos perdidos
Shane Kinghorn (encenador e professor da Manchester Metropolitan University, Department of Contemporary Arts) apresenta um espectáculo com 12 alunos, realizado no quadro de formação do 3º ano da Licenciatura em Teatro Contemporâneo e Performance daquela universidade).



line
destaque janela
Janela indiscreta - Uma plataforma internacional de criaçÃo universitÁria
13 dias de projectos envolvendo professores e alunos das áreas de música, teatro, performance, activismo radical, arquitectura, design, sociologia. E workshops, encontros com o público e os artistas e muitas actividades paralelas.



line
concerto abertura
Concerto de abertura
Na abertura do festival, a música invade a cidade, interpretada por jovens alunos da Universidade. Uma iniciativa que visa deslocar o seu excelente trabalho dos muros da Universidade para junto dos cidadãos e turistas que circulam no Centro Histórico de Évora.



line
BLUE ROOM
The blue room / O quarto azul
Sob a coordenação exigente e rigorosa de Fernanda Lapa, o projecto apresenta uma leitura cénica do texto de David Hare que constitui o trabalho de fim de semestre dos alunos do Mestrado em Teatro (Actor e Encenação) da U. de Évora.



line
floresta
Na floresta do alheamento
Projecto teatral dos alunos finalistas da Licenciatura em Teatro —  encenado por Ana Tamen e com participação multimédia de António Caramelo. Um pretexto para revisitar Fernando Pessoa integrando-o (e a nós) no horizonte de um universo tecnológico.