
@ Completely Naked
completely naked
Flashing bodies/ Action 8/ Censura Emocional
UK/ES
workshop/performance/fotografia/vídeo/publicação
Workshop:
21 a 23 de Setembro
das 10h/13h e das 17h/20h
Antigos Celeiros da EPAC, Évora
Apresentação:
24 Setembro, 22h,
Antigos Celeiros da EPAC, Évora
Flashing Bodies é o mais recente projecto de Completely Naked, no qual se cruzam formação, performance, participação do público, fotografia, vídeo e publicação. Ao Festival Escrita na Paisagem, o colectivo traz a sétima acção deste projecto, especificamente orientado para a problemática dos mitos sociais sobre o corpo.
Através da construção de quadros vivos, o colectivo explora o que define como “psicologias sociais sobre o corpo humano”. Questionando noções de género e identidade sexual, Completely Naked, desconstroem narrativas (mitos) convencionais sobre a vivência social do corpo através da construção de novas narrativas; eles des-mi(s)tificam (re)mi(s)tificando.
Durante o período do workshop, participantes e criadores investigam mitos individuais e colectivos, elaboram ideias e exploram imagens. O trabalho culmina em vários objectos, que constituem diferentes etapas da criação. O mais imediato é a apresentação final que encerra o workshop, dia 24 de Setembro. As fotografias e vídeos captados durante o workshop serão editados em material performativo e documental, a ser disponibilizado online.
Completely Naked é uma iniciativa de artes visuais. Sediados em Londres, os fundadores Claire Ward-Thornton e Pau Ros criaram Completely Naked em Novembro de 1999. Actualmente, o colectivo inclui uma equipa de colaborações free-lancer, como Pablo Goikoetxea. Exploram representações do corpo humano e desafiam limites sociais em torno da identidade pessoal. No seu trabalho combinam um interesse em psicologia, comunicação e cultura, com design, envolvendo o público em métodos estimulantes de interactividade e arte. Constroem ambientes interactivos que convidam o público a expressar livremente a sua interpretação pessoal.
O seu trabalho explora a temporalidade e os novos media, fotografia e vídeo, em espaços reais e virtuais. Para Completely Naked, a Internet tem-se revelado um espaço exploratório onde curam galerias online dos trabalhos apresentados.
O seu trabalho já percorreu diversos festivais e espaços culturais na Europa, incluindo o CCCB em Barcelona, Desviaciones em Madrid, Mozaïque Motel em Roterdão e National Review of Live Art, em Glasgow.